quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Andebol – Acções técnicas em Espanha – Parte II

 

A Real Federação Espanhola de Andebol (RFEBM) depois de postar o primeiro vídeo da equipa técnica nacional de juniores femininas, das sessões de formação realizadas durante a segunda fase do Encontro Nacional de Verão, que se realizou em Valladolid de 24 a 30 de Julho 2010, continua com a divulgação do trabalho relativo à base do andebol feminino espanhol.

O segundo vídeo adere ao trabalho realizado durante a 9 ª sessão de formação. Nela, o treinador espanhol continua a trabalhar essencialmente a técnica individual e táctica , especialmente em questões relacionadas com a organização do grupo táctico ofensivo.

Andebol Taça Portugal – Divulgação Jogo – Boavista FC

boavista-sanjoanense taça

Andebol Internacional – Espanha com Mundial na mão

logo-ihf

A RFEBM (Federação Espanhola de Andebol) recebeu oficialmente uma comunicação da IHF no qual foi relatado que a Federação Dinamarquesa de andebol desistiu da corrida para a realização do Campeonato do Mundo de 2013 (Men's World Handball Championship), que acrescentou à demissão em 15 Setembro 15, da Federação Coreana , reduzindo as candidaturas á Espanha e Noruega.

A concessão do Campeonato Europeu de 2014 à Dinamarca no passado do Congresso EHF, em Copenhaga, foi o principal motivo para afastar a candidatura dinamarquesa, especialmente quando recebeu a notícia das potencialidades do projecto espanhol.

O Conselho da IHF já não vai precisar de decidir sobre a quem irá atribuir o Campeonato Mundial em 2013 na vertente de séniores masculinos durante a sua próxima reunião, na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha.logo-spain2013

Á um par de horas atrás a Noruega retirou também a sua candidatura para a organização do Mundial de 2013. Assim, a Espanha continua a ser o único candidato para a realização do Campeonato Mundial de 2013 em seniores masculinos, e no próximo sábado a International Handball Federation (IHF) nada mais poderá fazer senão oficializar a Espanha como organizadora do Mundial 2013.

Segundo o espanhol Luis Malvar no blog “De Rosca” , tudo o que está acontecendo, é supostamente um jogo de interesses para dar a organização à Espanha, porque mais ninguém quer a Copa do Mundo. A verdade é que isso soa um pouco estranho, e que os dois países escandinavos, como a Noruega e a Dinamarca com um potencial económico enorme, não queiram organizar a prova em 2013, e em Espanha com a actual situação económica, temos de fazê-lo e que vai ser a custo zero para a RFEBM .

Andebol Sen.Masc.– O ressurgimento da AD Sanjoanense

logo-ad sanjoanense Depois de um ano de interregno nos seniores masculinos, devido às enormes dificuldades financeiras e humanas do clube, a secção de andebol da AD Sanjoanense decidiu avançar novamente com o seu escalão referência, onde vai participar na PO.03A – Prova de Acesso ao Nacional da 3ªDivisão 2011/2012.

Ao repto lançado, apareceram já vários jogadores com vontade de representar e dignificar ao máximo o clube. Com estes jogadores, aliados aos juniores masculinos, certamente vai ser um ano de grande trabalho e dedicação, para se elevar o nome do clube.

Será, sem sombra de dúvidas, um grande desafio que todos vão querer vencer. Contudo, não podemos deixar de destacar que, neste regresso à competição, a AD Sanjoanense vai defrontar verdadeiros clássicos do andebol, como o Boavista FC, SC Espinho, SC Salgueiros08, etc.

foto

Na nova época desportiva, o andebol sanjoanense, atravessando algumas dificuldades inerentes à saída de vários dos seus elementos base, teve que, de certa forma, se readaptar e reajustar a uma realidade cada vez mais difícil. Sendo assim, conseguiu-se dinamizar a modalidade de forma a que a qualidade do trabalho possa ser assegurada, para que todos os atletas sintam que todos os esforços são feitos para a manutenção da qualidade, da ambição e, acima de tudo, do rigor.

Saíram técnicos, a quem estaremos sempre gratos pelo trabalho prestado, mais concretamente no masculino, o Daniel Calado, técnico com histórico muito interessante no clube; Carina Gonçalves, técnica dedicada aos mais pequeninos e Manuel António, um dos homens fortes e impulsionador do andebol feminino no clube. São pessoas que fazem sempre falta aos clubes, mas, acima de tudo, que têm sempre a porta aberta, porque a história da AD Sanjoanense foi construída também por eles. Por isso, o nosso muito obrigado e desejamos a melhor sorte do mundo a todos eles.

Com estas saídas, existiram as inevitáveis entradas. O prof. Filipe Rosário vem colmatar uma lacuna na formação, dado que, aliando a sua formação base ao seu gosto pelo andebol, estamos convictos de que será uma mais-valia importante no processo de formação e de decisão do clube. A prof.ª Rosário Gestosa também irá colaborar na medida do possível para ajudar os novos técnicos que necessitam de apoio, para que o seu crescimento seja mais sustentado. André Lima, Emanuel Silva e Sérgio Paiva asseguram a parte das equipas de formação, transitando da época passada, continuando, assim, o trabalho iniciado na época passada.

A grande surpresa desta nova época é o surgimento do tão desejado escalão de seniores masculinos. Uma vontade expressa por muitos, mas adiada por alguns, devido às dificuldades do clube. Para esse projecto foi convidado José Fonseca, para dar novamente um novo impulso à modalidade e, mais concretamente, a esse escalão. Uma pessoa experiente que, apesar da “tenra” idade, conhece muito bem todos os cantos à casa. Neste momento, o técnico assegura os seniores e temporariamente os juniores. Contudo, irá contar com o apoio de mais pessoas. Um regresso engraçado, dado que no campeonato vai encontrar outras equipas que foram grandes clássicos do andebol, como o Boavista, Salgueiros e Espinho. Estas entradas vêm dar um novo ânimo aos atletas, aos pais e aos dirigentes, que certamente irão trabalhar de forma segura e estruturada para que o andebol possa evoluir.

Este é um desafio muito difícil que o andebol se predispõe a assumir; contudo, definimos um patamar de excelência que queremos atingir e só com metas ambiciosas e muito trabalho conseguiremos elevar o nome do clube e da modalidade. Para isso, o apoio de todos é importante, sejam pais, atletas, dirigentes, técnicos, e, acima de tudo, sócios e empresas que decidam colaborar com esta onda, que certamente vai começar novamente a crescer.
Por um andebol forte, por uma Sanjoanense ambiciosa...

A direcção do andebol

Fonte: Jornal Semanário – “O Regional”

Andebol 1 – FC Porto goleia S.Mamede e sobe ao 1ºlugar

logo-fcp O FC Porto Vitalis voltou a golear no campeonato. Os Dragões bateram a Académica de S. Mamede, em casa, por 38-22, em partida da quinta jornada.

Os primeiros 30 minutos foram relativamente nivelados, com os azuis e brancos a assumirem, ainda assim, a liderança permanente no marcador (o resultado ao intervalo era de 15-12).

A entrada dos Bicampeões Nacionais no segundo tempo revelou-se avassaladora, tendo a equipa conseguido um parcial de 12-2 entre os 33 e 43 minutos. A partir daí, Ljubomir Obradovic optou por fazer girar toda a equipa, colocando em campo os atletas mais jovens.

O capitão Ricardo Moreira esteve em grande plano, ao concretizar por 10 ocasiões.

Tiago Rocha (7), Filipe Mota (5), Jorge Silva (3), Inácio Carmo (3), Dario Andrade (2), Nuno Grilo (2), Wilson Davyes (2), Gilberto Duarte (2), Ricardo Pesqueira (1) e Pedro Spínola (1) assinaram os restantes golos.

No final, o treinador Obradovic analisou o encontro, referindo que «o FC Porto Vitalis demonstrou o que pode e o que sabe jogar» e sublinhando que «o fundamental foi a conquista de mais três pontos». O técnico lembrou ainda que «os 14 jogadores têm de estar preparados para entrar a qualquer momento», aplaudindo a atitude que revelaram no jogo desta noite.

image

Fonte: site do FC Porto

Andebol Feminino – Divulgação Jogo – Gil Eanes

Depois de uma curta paragem para actividade das Selecções Nacionais, o Campeonato regressa este sábado, dia 2 de Outubro, com os jogos da 3ª jornada (Sul) e 4ª jornada (Norte) do Campeonato Nacional 1ª Divisão Seniores Femininos.

Gil_Eanes_Assomada-POSTERS_2010_2

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Andebol Feminino Formação – Seis Iniciadas, campeãs nacionais da 2ªDivisão, abandonam a LAAC

logo-laac O clube Liga dos Amigos de Aguada de Cima, mais conhecido por LAAC, iniciou a época andebolística no dia 4 de Setembro, com menos seis atletas campeãs nacionais da 2ª. divisão de iniciadas, que saíram para clubes da região.

O clube vai participar nos campeonatos de minis, infantis e juvenis e, segundo o treinador Daniel Cardoso, “a debandada das atletas campeãs nacionais levou a ter de se fazer uma adaptação ao que inicialmente estava previsto”.

As iniciadas, que este ano tinham subido à 1ª. divisão nacional, não irão participar neste campeonato, devido ao número reduzido de atletas.
Os treinos das minis são às quartas e sextas-feiras, os das infantis às terças e sextas,  e as juvenis às terças, quintas e sextas. Os treinadores de todas as equipas serão Daniel Cardoso e José Santos - pretendendo-se, assim, "rentabilizar mais os treinos e fazer trabalho individual".

Os objectivos para a época passaram pela captação de novas atletas, continuidade no trabalho iniciado na época passada com as infantis e ainda “levar o mais longe possível as juvenis”, embora, por a LAAC não ter iniciadas, não possa participar numa fase mais adiantada da prova.

Aproveitamos para desejar os maiores êxitos desportivos às atletas que cobardemente abandonaram a LAAC e, assim, contribuirão para a conquista de campeonatos nos seus novos clubes”, considerou Daniel Cardoso, precisando que “oficialmente ainda não sabemos de nada”.

Fonte: Jornal Soberania do povo

Andebol Crónica – Gafanha da Encarnação, lugar maldito para a AD Afifense

A Associação Desportiva Afifense não se dá bem com os ares da Gafanha da Encarnação.

Na época passada em plena Fase Final da 3ªDivisão, o Ilhavo ao vencer a AD Afifense retirou-lhes a possibilidade de subida. Na apresentação para a nova época 2010/2011, a AD Afifense afirmou que os objectivos passam pelo renovar das ambições da época passada, sempre com Cabé ao leme de uma “jangada” que comporta atletas todos eles formados em Afife, e onde será imprescendivel o clube vianense não desperdiçar pontos se pretender discutir a liderança da Zona Norte do Nacional da 3ªDivisão.

Conforme o artigo de João Santos do Blog Desporto em Viana, a deslocação da AD Afifense á Gafanha da Encarnação, foi como um “descarrilhamento do TGV

Não correu de feição a deslocação do Afifense ao reduto do Ílhavo, em jogo a contar para a segunda jornada do campeonato nacional da III divisão, Zona Norte. A formação de Afife saiu de Aveiro vergada a uma derrota expressiva (20-35). Os números atestam as falhas defensivas e ofensivas que os vianenses foram acumulando durante todo o encontro. Com sete golos apontados, Castro foi o melhor marcador do conjunto de Cabé.

Depois de uma vitória sobre o Feirense, aguardava-se uma missão complicada para o Afifense, regressando ao local onde, na época passada, perdeu, definitivamente, a carruagem de acesso à subida de divisão. Talvez com isso em mente, os pupilos de Cabé entraram a todo o vapor, recuperando de uma desvantagem inicial de dois golos. O emblema de Afife esteve sempre à frente no marcador, até ao minuto 20. A partir daí, uma estranha apatia tomou conta dos jogadores visitantes que, ao intervalo, já perdiam por cinco golos de diferença (11-16).

Acreditou-se que o descanso seria redentor para o Afifense. Contudo, mais não foi que uma mera quimera. Os forasteiros continuaram desconcentrados, falhando no ataque e a defender. Por seu lado, o Ílhavo explorou o contra-ataque, sentenciando a partida com quatros golos nos dois minutos iniciais do segundo tempo. Incapaz de inverter o rumo dos acontecimentos, o Afifense não teve pedal para acompanhar o líder deste campeonato, cedendo por números pesados.

Face a este derrota, o Afifense caiu para o sexto lugar, com quatro pontos, a dois pontos do líder Ílhavo. O campeonato irá parar por duas semanas, realizando a I eliminatória da Taça de Portugal, no feriado de 5 de Outubro. O adversário afifense será o Leça.”

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Andebol –Acções técnicas em Espanha– Exemplo a seguir

A Real Federação Espanhola de Andebol (RFEBM) divulgou hoje publicamente a edição de dois vídeos, da equipa técnica nacional de juniores femininas, que contêm todas as sessões de formação, realizadas durante a segunda fase do Encontro Nacional de Verão, que se realizou em Valladolid de 24 a 30 de Julho 2010.

O primeiro vídeo refere-se ao trabalho realizado durante a 6ª sessão de formação.

Nele, a equipa técnica trabalhou a técnica espanhola, tácticas individuais, tácticas de grupo, bem como aspectos defensivos.

O segundo video (será posteriormente aqui colocado) está previsto ficar disponível a partir do dia 30 Setembro.

Para além destes dois videos, a RFEBM disponibilizou também um relatório, com um total de 30 páginas, onde incluiu uma agenda cheia de trabalhos com diferentes exercícios para as jogadores que formarão a base das futuras promessas femininas da equipa nacional espanhola.

Retire daqui o Relatório do Encontro Nacional de Verão

NOTA : Estas publicações bem podiam servir de exemplo do que deviam ser as nossas Acções Técnicas. Seria bom para o andebol nacional a nossa FPA por os olhos neste exemplo.

Andebol – A.Ac.São Mamede e romenos de Energia Lignitul próximos adversários do FC Porto

logo-fcp

A quinta jornada do Andebol 1 arranca amanhã, quarta-feira 29 Setembro às 19.30h com a realização do jogo FC Porto Vitalis-A.Ac. São Mamede, a disputar no Dragão Caixa.  A antecipação deve-se à presença da equipa portista nas competições europeias.

Recorde-se que o FC Porto Vitalis joga este sábado na Roménia, em partida a contar para a Taça EHF.

ehf cup

O FC Porto desloca-se depois até Targu-Jiu, na Roménia, onde vai jogar, no sábado, 2 de Outubro, com Energia Lignitul Pandurii Targu-Jiu. O jogo, que vai ser dirigido pela dupla da Ucrânia Anatoliy Novikov / Ruslan Perepilitsy, tem início marcado para as 18h00 locais (16h00 em Portugal). O delegado nomeado pela EHF é Nicolae Vizitiu, da Moldávia.

Uma semana depois, no próximo dia 9 de Outubro, é a vez do FC Porto receber os romenos do Energia Lignitul Pandurii Targu-Jiu no Dragão Caixa, jogo que será transmitido em directo na RTP2.  A 2ª mão vai ter início pelas 15h00 e a EHF nomeou a dupla da Suécia Henrik Mäkinen / Göran Jonsson e o delegado espanhol Jose Antonio Huelin Trillo para este jogo.

Fonte: FPA

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Andebol Apresentações – C.Vela Tavira assume subida à 2ªDivisão Nacional

logo - c.vela tavira O Clube de Vela de Tavira, apresentou as equipas de andebol de todos os escalões, que vão participar, nos diversos campeonatos, na época 2010-2011.

São trinta e cinco anos do desporto na cidade de Tavira, no Algarve e a nível nacional. A história do Clube de Vela escreve-se sobretudo a fazer jovens atletas, homens e mulheres a fazer grandes desportistas. A história deste clube escreve-se com todos aqueles que gostam do andebol, modalidade rainha no concelho e no Algarve.

Seniores Masculinos:  Participação no Campeonato Nacional 3ª. Divisão. Taça de Portugal. Taça do Algarve e outras competições da Associação. Participação eventual em torneios.

Dirigentes – José Ferreira e José Francisco;

Treinador – Professor Hélder Leal;

Adjuntos – Gueorgui Kovatchky e Filipe José;

Massagista – Vítor Ribeiro.

Jogadores – Luís Palmilha, Abel Nunes, Cristiano Valente, Hugo Santos, André Sousa, João Palhinha, Délio Santos, Luís Cardoso, Filipe Costa, Gueorgui Kovatchky, Saul Assis, Carlos Abraúl, Flávio Fernandes, Aliú Djaló, Cláudio Carmo, Fábio Cruz, Nuno Andrade, Diogo Gouveia, David Roberto, Bruno Ribeiro, João Catarina, Nuno Vicente, Duarte Ribeiro e Vladimir Bolotchki.

Objectivos desportivos: Ascender à 2ª. Divisão Nacional. Chegar o mais longe possível na Taça de Portugal. Vencer a Taça do Algarve e todas as competições organizadas pela Associação. Participar de forma íntegra em todos os torneios em que participe.

Declarações:
O Professor Hélder Leal, treinador da equipa e coordenador do andebol “penso que este ano os sócios podem estar confiantes, porque os objectivos são subir à 2ª. Divisão Nacional. São objectivos do Clube, da direcção, da autarquia e de todos os tavirenses. É por isso que vamos trabalhar todos os dias para dar grandes alegrias aos tavirenses”.
Eduardo Mendonça (na foto lateral), Presidente da Direcção, referiu que; “o Clube de Vela é um clube modesto, mas é um grande clube. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira que sabemos tudo fará para nos apoiar. Pode ter a certeza que o Clube não envergonhará a nossa cidade. O nosso clube percorre o País transportando às costas o nome da cidade de Tavira. Conte connosco, senhor Presidente, porque nós contamos convosco”.

O Presidente do Município de Tavira, Jorge Botelho, disse ser muito importante haver apresentação das equipas, da forma que foi feita, de todos os escalões desde os mais jovens aos seniores. “Os trinta e seis anos que o clube já leva, agora com um objectivo renovado. A renovação, é crescer como equipa, como clube e subir de divisão. Neste clube qualquer escalão tem objectivos definidos. Isso é importante. Subir à 2ª. Divisão Nacional para depois programar a subida à 1ª. Divisão, com tempo com coisas bem feitas, com apoios. Vocês contem com a Câmara Municipal de Tavira porque nós queremos que suba de divisão e que aposte no mérito desportivo, sem castigos.
Este é um trabalho de equipa. Uma terra carregada de história de andebol e no dia que acontecer a subida de divisão, nós esperamos que seja lá para Junho, a cidade ficará muito feliz e saberá felicitar a equipa como o sabe fazer.
Vocês contam connosco e quando se diz contam connosco é ir partilhando alegria e momentos menos bons, desejando que este ano seja cheio de alegrias
”.

Fonte: extracto de Geraldo de Jesus no Algarvenoticias

Andebol Internacional - Europeu 2014 de Andebol vai ser organizado pela Dinamarca

image A Dinamarca será o país responsável pela organização do Campeonato Europeu de Andebol masculino em 2014.

No passado sábado, segundo dia do 10 º Congresso Ordinário da EHF em Copenhague, na Dinamarca, foi dada a oportunidade para a apresentação das propostas aos dois candidatos para a realização do Campeonato Europeu 2014 (Men's EHF EURO 2014) – a Dinamarca e a candidatura conjunta de Croácia e Hungria.

Após as respectivas apresentações, seguiu-se o processo de votação envolvendo todas as 49 federações presentes. A votação terminou com 51,1% de votos atribuidos à Dinamarca e 46,8 % à candidatura conjunta da Croácia e Hungria. A Dinamarca recebeu 24 votos , a candidatura conjunta de Croácia e Hungria recebeu 22 votos e houve 3 abstenções.

A EHF aceitou os seguintes locais para a realização deste evento, Euro 2014:

image

 

Aarhus - Arena NRGi

image

Aalborg – Gigantium

image

Herning - Arena Multi MCH

image

Copenhage - Ballerup Super Arena

image

Odense - Arena Fyn

image

Andebol Iniciados – PO.08 Nac.1ªDiv Inic.Masc. 1ªJornada

PO08-INIC-MASC 1ºDIVISAO

Arrancou este fim de semana mais uma prova nacional, a PO.08 – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos da 1ªDivisão.

São 46 equipas distribuidas em quatro grupos de oito e dois grupos de sete equipas cada.

Aguas Santas, FC Porto, ABC de Braga “A” e CF Belenenses perfilam-se como os maiores favoritos neste escalão.

Resultados da 1ª Jornada – 25/26 Setembro 2010

Zona 1

CD Feirense 29-29 CD Xico Andebol

FC Gaia 16-36 AD Sanjoanense

FC Porto 43-22 Padroense FC

AA Aguas Santas 41-11 ABC de Braga “B”

Zona 2

ABC de Braga “A” 37-28 GC Santo Tirso

CB Penafiel 32-29 SC Espinho

C. Carvalhos 31-31 AC Fafe

Folga – AC Lamego

Zona 3

AD Maria Balaio 36-22 A Ac.São Mamede

CDC S.Paio Oleiros 18-36 FC Infesta

CCR Fermentões 38-18 GC Tarouca

Folga – ADA Maia-Ismai

Zona 4

AED Fuas Roupinho 26-34 Estarreja AC

AC Sismaria 34-26 ABC Nelas

NA Penedono 22-26 GS Mangualde

CD S.Bernardo 35-31 Batalha AC

Zona 5

Almada AC 08–40 G. Sul

ADC Benavente 48-24 A Ac.Amadora

Sporting CP 31-31 SL Benfica

CF Belenenses 51–17 CA Salvaterra Magos

Zona 6

CCR Alto Moinho 24-27 Juventude AC

CCP Serpa 22-30 C.Vela Tavira

Vitória FC 34-38 Lagoa AC

IFC Torrense 28-30 CD Olhanenses

domingo, 26 de setembro de 2010

Andebol Comp. Europeias – Energia Lignitul adversário do FC Porto segue invicto no campeonato romeno

O Energia Lignitul Pandurii Tg. Jiu, da Roménia, próximo adversário do FC Porto/Vitalis na 2ªeliminatória da EHF CUP, cujos jogos se disputam a 2 e 9 Outubro de 2010, segue 100% vitorioso no campeonato romeno, 4 jogos/4 vitórias, ao vencer na passada sexta-feira, em jogo da 4ª jornada o Dinamo Brasov por 34-31.

Segue em segundo lugar a 1 ponto do lider, o HC Odorhei que tem mais 1 jogo realizado.

image

Andebol Juvenil – PO.06 Nac.1ªDivisão - 2ªJornada

PO.06 - JUVENIS MASC.1ªDIVISÃO
PO.06- Campeonato Nacional de Juvenis Masculino 1ª Divisão
2ª Jornada - 26 Setembro 2010
1ª Fase - Zona 1

SC Espinho 38-38 ADA Maia-Ismai

AC Fafe 38-35 NA Penedono

CA Leça 24-30 AA Aguas Santas

CD Xico Andebol 36-30 AD Maria Balaio

1ª Fase - Zona 2

ABC Andebol SAD 41-30 EA Moimenta Beira

AC Sismaria 29-23 CCR Fermentões

Colégio Carvalhos 19-36 FC Porto

Padroense FC 20-45 CD São Bernardo

1ª Fase - Zona 3

Almada AC 28-25 NAAL Passos Manuel

Ginásio C. Sul 18-43 CF Belenenses

Sporting CP 37-22 Lagoa AC

Folgou: SL Benfica

Andebol Feminino – Scandibérico 2010 – Portugal em 2ºlugar

scandiberico-2010-feminino

Morro Jable, no município de Pájara , no sul de Fuerteventura, foi a capital do andebol juvenil feminino, onde se jogou o SCANDIBERICO 2010 - Torneio Internacional de 23 a 26 Setembro, e que teve a participarão das equipas nacionais de Portugal, Suécia, Noruega, Dinamarca e Espanha.

Nesta manhã de domingo, no quinto e ultimo dia do Scandibérico 2010 jogaram-se dois jogos. No primeiro surgiu a maior surpresa do Torneio com a vitória de Portugal, que derrotou um dos favoritos, a selecção da Dinamarca. O jogo foi muito equilibrado durante a maior parte do tempo, mas a vantagem de três golos adquirida por Portugal á entrada dos últimos dez minutos do segundo tempo foi determinante, o que tornou quase impossível a reviravolta dinamarquesa no encontro. O resultado final foi de 26-25, favorável ás cores nacionais e o melhor marcadora da partida foi a portuguesa Mónica Soares , com 11 golos.

No segundo jogo , que opôs a Espanha à Noruega, onde só a vitória da equipa da casa nos convinha, a selecção nórdica não deu chances e ao intervalo já vencia por 21-16. Na segunda metade do jogo a melhor condição fisica das nórdicas veio ao de cima, aumentando o score final para um diferencial de sete golos, 37-30.

A classificação final ficou liderada pela Noruega e Portugal alcançou um honroso segundo lugar, tendo sido considerada a equipa revelação do torneio.

Filomena Santos e todas as suas atletas estão de parabéns por este feito.

Satisfeita com a vitória alcançada, a seleccionadora Filomena Santos afirmou que "jogámos muito bem, tanto ao ataque como à defesa. Começámos por defender mais recuado, mas depois avançámos a defesa e a Dinamarca começou a fazer faltas e perder bolas e nós passámos para a frente. Depois de estarmos a perder, recuperámos e segurámos dois golos de vantagem até ao fim. Jogámos muito bem mesmo", declarações ao site da FPA.

Classificação e Resultados Finais – Scandibérico 2010

image 

image

O troféu de melhor marcadora deste Torneio Internacional de andebol feminino juvenil , Scandibérico 2010, foi para Noelia López da Espanha. A portuguesa Isabel Góis foi considerada a melhor guarda-redes do Torneio, enquanto que a norueguesa Anniken Obaidli foi eleita a melhor atleta da competição.

Isabel Gois-Scandiberico2010

Andebol 1 – Camp. Nac. 1ªDiv. Sen. Masc. - 4ªJornada

logo-1ªdivisão-seniores

PO.01 – Camp.Nacional 1.ª Div. Sen.Masc.
1.ª Fase - 4.ª Jornada

Dia 25-Setembro-10
A.AC.São Mamede 23-27 AA Águas Santas
Liberty São Bernardo 33-34 FC Porto/Vitalis
Madeira And.SAD 34-24 M.Balaio/Colégio 7 Fontes
CD Xico Andebol 25-35 CF Belenenses

Dia 26-Setembro-10
Sporting CP
28-24 SC Horta
ABC de Braga 25-27 SL Benfica

Andebol Next21 – Camp.Nac.1ªDiv Jun.Masc. – 2ª Jornada

logo-1ªdivisão-juniores

PO.04 - 1.ª Div. Nac. Jun. Masc.
1.ª Fase - 2.ª Jornada
Dia 26-09-10

Boavista FC 32-34 CS Marítimo
FC Porto 37-25 SC Espinho 
CF Belenenses 38-33 ABC de Braga 
Ginásio C.Sul 30-33 Sporting CP
CD Xico Andebol 35-24 CD São Bernardo
AA Águas Santas 31-24 FC Infesta

4 Nations Handball – Portugal vence torneio de Liverpool

women´s handball tournament GB

Portugal 26-17 Suiça

Por Portugal, alinharam e marcaram Daniela Pereira e Tânia Silva (GR), Cláudia Correia (8), Liliana Ferreira (3), Eduarda Pinheiro, Maria Pereira (1), Rita Alves (2), Ana Correia, Daniela Silva (1), Vera Lopes (4), Diana Pereira, Andreia Andrade, Cláudia Aguiar (3), Inês Catarino (2), Bebiana Sabino (2) e Helena Côrro.

Depois de vencer a Grã-Bretanha e a Itália, a Selecção Nacional A feminina, orientada por Duarte Freitas, impôs-se à Suíça por 26-17 no jogo decisivo e venceu o Torneio Quatro Nações.

Portugal entrou melhor que a Suíça e impôs, desde o início, o ritmo de jogo. A Selecção Nacional conseguiu, durante os primeiros trinta minutos, uma vantagem de quatro golos, resultado com o jogo foi para intervalo: 13-9. "Na 1ª parte, em termos ofensivos, fomos muito batalhadores e soubemos ser pacientes e, no ataque, esgotar todas as hipóteses e conseguimos trabalhar bem o jogo com o pivot", começou por dizer Duarte Freitas.
De regresso para a segunda parte, Portugal soube gerir a vantagem e não permitiu a recuperação da parte da Suíça. A Selecção Nacional foi aumentando a diferença no marcador e o resultado final foi 26-17 para Portugal. "Na segunda parte, mantivemos o ritmo e conseguimos que a Suíça "quebrasse" e, a partir daí, foi sempre Portugal", contou o seleccionador nacional, acrescentando que "estivemos muito bem defensivamente. Tanto as jogadoras de campo como as guarda-redes estiveram muito bem e acabámos por, na nossa defesa, fazer um jogo excelente".

Com três vitórias em três jogos, Portugal vence o Torneio das Quatro Nações, que começou na quinta-feira e terminou, ontem sábado, em Liverpool. Sobre a participação portuguesa no Torneio, Duarte Freitas refere que "esta vitória é muito importante e dá-nos muita motivação e confiança para o apuramento em Novembro".

Portugal prepara-se para disputar a fase de apuramento para o Play-Off do Campeonato do Mundo de 2011, juntamente com a Bielorrússia, Turquia e Finlândia (grupo 3).

Calendário e resultados do torneio:
Dia 23 de Setembro:
Suíça : Itália - 32-26
Grã-Bretanha : Portugal - 22-23 (12-11)
Dia 24 de Setembro:
Itália : Portugal 26-27 (12-12)
Grã-Bretanha : Suíça 18-20
Dia 25 de Setembro:
Portugal : Suíça 26-17 (13-9)
Grã-Bretanha : Itália 31-21

Classificação Geral
1º - Portugal (6 pontos)
2º - Suíça (4 pontos)
3º - Grã-Bretanha (2 pontos)
4º - Itália (0 pontos)

Fonte : FPA

sábado, 25 de setembro de 2010

Andebol 3 – PO.03 Seniores Masculinos 3ªDiv. – 2ª Jornada

logo-andebol3

PO.03 - 3.ª Divisão Seniores Masculinos
1.ª Fase - 1.ª Jornada
Zona Norte
Sábado, dia 25-09-2010

AD Arsenal Canelas 29-20 CA Leça
IC Madalenense 26-28 FC Infesta
CCR Fermentões 29–23 ACD Monte 
Ilhavo AC 35-20 AD Afifense
CD Feirense 31-38 FC Gaia

Zona Centro
Sábado, dia 25-09-2010

Académico Viseu FC 35-27 SIR 1º Maio
ADC Benavente 33-26 A.Ac.Coimbra
ABC de Nelas 34-35 NA Samora Correia 
Ass.20KM Almeirim 31–31 Tondela AC 
ND AM.Pombal 31-26 AD Albicastrense

Folga: Batalha AC

Zona Sul
Sábado, dia 25-09-2010

C.Oriental Lisboa 36-32 CD Marienses
Lagoa AC 20-35 IFC Torrense 
GC Odivelas 22-22 AC Costa Doiro
ACR Zona Azul 28-17 Andebol C.Sines
C Vela Tavira 25-22 GS Loures

Andebol 2 – PO.02 - 2ªDiv.Sen.Masc. - 3ªJornada

logo-andebol2

PO.02 - 2.ª Divisão Seniores Masculinos
1.ª Fase - 3.ª Jornada

Zona Norte
Sexta-Feira, dia 24-Setembro-10

Callidas Clube 22-47 ADA Maia-Ismai

Sábado, dia 25-Setembro-10
CDC Santana 26-23 GC Santo Tirso
Académico FC 29-29 CDC S.Paio Oleiros
A.Art.Avanca 35-28 Modicus-Sandim
Alavarium ACA 30-37 AC Fafe

Zona Sul
Sábado, dia 25-Setembro-10

CCR Alto Moinho 27-27 Almada AC
Vitória FC 32-27 Juventude D.Lis
CS Marítimo Madeira 29-25 AC Sismaria
NAAL Passos Manuel 28-28 CD Paço Arcos
CDE Camões 26-26 Ginásio C.Sul

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Andebol Videos – Treino de potência

Pequeno video sobre treino de potência

Andebol – 4 Nations Handball – Portugal com dupla vitória

women´s handball tournament GB

Grã-Bretanha 22-23 Portugal (12-11 ao intervalo)

Por Portugal, alinharam e marcaram Daniela Pereira e Tânia Silva (GR), Cláudia Correia (8), Liliana Ferreira (1), Eduarda Pinheiro, Maria Pereira (3), Rita Alves (3), Ana Correia, Daniela Silva (1), Vera Lopes (1), Diana Pereira, Andreia Andrade (1), Cláudia Aguiar, Inês Catarino, Bebiana Sabino (5) e Helena Côrro.

O primeiro jogo da Selecção Nacional A feminina, sob o comando de Duarte Freitas, correu da forma mais desejada, com a vitória lusa sobre a selecção anfitriã do Torneio: "tivémos um bom desempenho defensivo e conseguimos anular a 1ª linha da Grã-Bretanha. Por outro lado, saímos muitas vezes em contra-ataque e contra-ataque apoiado", começou por dizer o treinador. Ao intervalo, Portugal saía para o descanso com um golo de desvantagem, 12-11, resultado ao qual a Selecção Nacional conseguiu dar a volta, durante o segundo tempo de jogo. "Na 2ª parte, chegámos a estar a ganhar por cinco golos, mas passámos por uma fase de instabilidade, em que sofremos algumas exclusões e, durante o tempo em que estivémos em inferioridade numérica, a Grã-Bretanha aproveitou e reduziu a diferença". Portugal ganhou por 23-22. "Conseguimos produzir muitas vezes e com muita eficácia e essa foi a chave do jogo", acrescenta Duarte Freitas, concluindo: "a atitude empenhada e a vontade em querer vencer foi notória."

Portugal 27-26 Itália (12-12 ao intervalo)

Por Portugal, alinharam e marcaram Daniela Pereira e Tânia Silva (GR), Cláudia Correia (5), Liliana Ferreira, Eduarda Pinheiro, Maria Pereira (4), Rita Alves (2), Ana Correia, Daniela Silva (2), Vera Lopes (1), Diana Pereira, Andreia Andrade (4), Cláudia Aguiar (4), Inês Catarino (1), Bebiana Sabino (3) e Helena Côrro (1).

Na segunda jornada do Torneio das 4 Nações, a Selecção Nacional orientada por Duarte Freitas alcançou mais uma vitória, alcançada no jogo com a Itália.
De acordo com o seleccionador nacional, Portugal não começou o jogo da melhor maneira: "começámos mal, estivemos a perder por um parcial de 6-1 e nas primeiras quinze posses de bola só marcámos dois golos. Foi um início de jogo com apatia e falta de agressividade". Portugal conseguiu recuperar da desvantagem inicial e estabelecer o empate no marcador, resultado que se verificava ao intervalo: 12-12.  Na segunda parte, o jogo foi marcado pelo equilibrio entre as duas selecções e Portugal conseguiu o golo da vitória nos segundos finais de jogo, tendo ganho por 27-26. "Foi muito equilibrado, não conseguimos materializar bem o contra-ataque e e acabámos por deixar tudo para o final", concluiu Duarte Freitas.

Amanhã, Portugal realiza o ultimo jogo frente à Suiça.

Calendário e resultados do torneio:
Dia 23 de Setembro:
14.30 h. – Suíça : Itália - 32-26
18.30 h. – Grã-Bretanha : Portugal - 22-23 (12-11)
Dia 24 de Setembro:
14.30 h. – Itália : Portugal 26-27 (12-12)
18.30 h. – Grã-Bretanha : Suíça – 18-20
Dia 25 de Setembro:

13.00 h. – Portugal : Suíça
15.30 h. – Grã-Bretanha : Itália

Classificação Geral
1º - Portugal (4 pontos)
2º - Suíça (4 pontos)
3º - Grã-Bretanha (0 pontos)
4º - Itália (0 pontos)

Fonte: FPA e British Handball

Andebol Next21 – Gimnodesportivo de Anreade em Resende, a nova casa do FC Porto de Juniores Masculinos

image Depois do êxito que foi a organização conjunta da Câmara Municipal de Resende, Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol de Viseu, do Grupo A da 2.ª Fase do Campeonato Nacional de Juniores Masculinos da 1ª Divisão na época passada, num evento que mobilizou os resendenses e que foi um momento alto da dinâmica do concelho, de afirmação do andebol e de mobilização do desporto, o Presidente da Autarquia, António Borges numa clara intenção de continuação deste tipo de colaborações, que considera de muita utilidade para o Municipio de Resende, na passada noite de quarta-feira, momentos antes do início do jogo da terceira jornada do Andebol 1, que opõs o FC Porto/Vitalis ao Xico Andebol, formalizou com o FC Porto um protocolo de colaboração, selado com um simples aperto de mão entre o próprio autarca e Vítor Santos, vice-presidente dos Dragões.

No centro do terreno de jogo do Dragão Caixa, António Borges e Vítor Santos celebraram com enorme satisfação esta parceria, ao abrigo da qual o Município de Resende será responsável pelas condições de natureza técnica, de instalações, de logística, alojamento e serviços e pela divulgação do evento junto dos meios de comunicação social, para se transformar na casa dos juniores do FC Porto durante o Nacional da I Divisão, e em contrapartida os azuis e brancos inscrevem o símbolo e o nome do município de Resende nos seus equipamentos.

Com esta iniciativa, o executivo pretende dinamizar ainda mais o concelho e mobilizar os resendenses para a prática de desporto. Desta forma, está oficializada para a época 2010/2011 a nova casa do FC Porto, onde já se realizou na passada sexta-feira (vitória por 36-27 sobre o Boavista FC) o arranque desportivo do escalão júnior do FC Porto.

O Município de Resende, onde decorre a “Festa da Labareda” de 24 a 29 Setembro, recebe já no próximo domingo, dia 26 de Setembro 2010 às 15.00h, no Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade novo jogo, FC Porto vs SC Espinho, a contar para a 2ª jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Juniores Masculinos da 1.ª Divisão.

cartaz-porto espinho juniores

Andebol 3ªDivisão – AD Albicastrense só pensa na manutensão

clip_image001

Iniciou-se no sábado passado, dia 18, mais uma época andebolística para a Associação Desportiva Albicastrense (ADA). Com ambições mais contidas que habitualmente e com um grupo que assenta em jogadores da casa e outros com vários anos de clube, a ADA procurará a permanência na 3ª divisão nacional. Só.

A estreia não foi prometedora. Uma derrota inesperada (28-29) com o ABC Nelas colocou a nu o muito que há para trabalhar no reino dos azuis. “Mesmo sabendo que estamos atrasados na preparação, contávamos melhor. Fomos traídos pelo aspecto físico”, comentou o treinador José Curto.

O facto do plantel contar com muita prata da casa “beneficia em termos de trabalho colectivo”, mas o responsável técnico não esconde que “perdemos soluções”. A inversão do rumo, foi feita tendo em conta o contexto económico e “para ver se o andebol não acaba em Castelo Branco”. Agora, “cabe a estes atletas mostrar que também têm valor. Se eles acreditarem, nós também”.

Ao grupo vai juntar-se ainda o experiente João Fialho, que ainda têm quatro jogos às costas da suspensão que recebeu na fase final do campeonato passado. “Se virmos que a equipa se aguenta, tentaremos explorar ao máximo as suas capacidades. Se concluirmos que necessita de mais argumentos, é possível que a ADA vá à procura de mais um jogador”, explica Curto.

O técnico espera que as novas regras não sejam levada à risca pelos árbitros. Se assim for, Curto teme que “haja caldeirada de três em pipa”. Por isso, faz votos que impere “o bom senso”.

Albicastrense 28 ABC Nelas 29

Pavilhão de Castelo Branco.

Albicastrense : Pedro Mendes, Bruno Roberto, Hugo Matias (2), Jonatas (3), Hélder Lamela (4), Luís Gama (11), R. Roberto (1), Luís Robalo (3), F. Pereira (2), A. Fradique, Gonçalo Coelho, João Silva (1), E. Xavier (1) e José Pereira.

Treinador : José Curto

ABC Nelas : Alexandre, Viriato, Gonçalves (2), Diogo, Pereira (5), Fernandes (2), Vicente (2), F.Neves, Daniel Pinto, Tiago Paiva (7), Luís Sousa (5), Barata e Rui Marco (6)

Treinador : Artur Ferreira

Ao intervalo: 11-18

Árbitros: Joaquim Nicau e José Batista (Portalegre).

Fonte: Jornal reconquista (Castelo Branco)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Andebol Videos – Promoção do 4 Nations Handball

women´s handball tournament GB

Video Promoção do 4 Nations Handball

Grã-Bretanha, Itália, Suíça e Portugal no 4 Nações, no Echo Arena em Liverpool, a partir de 23 a 25 Setembro de 2010.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Andebol – EHF Euro 2010 - Rui Coelho nomeado para delegado no Europeu da Dinamarca/Noruega

O vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal e presidente do Tribunal Arbitral da EHF, Rui Coelho, foi um dos 13 delegados nomeados pela entidade máxima do andebol europeu, a marcar presença no ‘Europeu’ da Dinamarca e Noruega em seniores femininas, que vai decorrer entre 07 a 19 Dezembro de 2010.

Infelizmente para Portugal, em termos de arbitragem não vamos marcar presença nesta importante competição.

Encontre as últimas notícias e informações mais detalhadas sobre www.ehf-euro.com/den-nor2010

 

Andebol - 10º Congresso EHF a 24 e 25 de Setembro em Copenhaga

Logo 10º Congresso EHF

O 10º Congresso Ordinário da Federação Europeia de Andebol realiza-se nos dias 24 e 25 de Setembro em Copenhaga, na Dinamarca. As 49 Federações Membro e o Kosovo, enquanto Federação Associada, vão estar presentes.

A representar a Federação, estão na Dinamarca Henrique Torrinha, Presidente da FAP e Leonor Mallozzi (relações internacionais).

A EHF vai, também, dar as boas-vindas a convidados, que incluem o Principe da Dinamarca e o membro da IOC, Frederico da Dinamarca, o Presidente e Vice-Presidente da Federação Internacional de Andebol (IHF) e outros parceiros chave da EHF. Aproximadamente 200 pessoas são esperadas na Dinamarca para as actividades do fim-de-semana.

 
Quinta-feira, 23 de Setembro
Enquanto os participantes do Congresso começam a chegar à Dinamarca, os corpos da EHF vão reunir antes do início do Congresso, incluindo: Executive Committee, Comptrollers, the European Court of Arbitration, Competitions Commission, Methods Commission, Beach Handball Commission, Arbitration Tribunal, Technical Delegations and the EHF Competence Academy and Network.

Sexta-feira, 24 de Setembro
Sexta-feira é o primeiro dia do Congresso, que será presidido por Tor Lian, Presidente da EHF, nos dois dias, apoiado pelo Vice-Presidente Jean Brihault e o Secretário Geral Michael Wiederer. A agenda para o primeiro dia, para além da apresentação de vários relatórios da EHF e EHF Marketing, conta com vários painéis e iniciativas técnicas:
- Projecto Street Handball
- Projecto Infraestrutura
- Qualificações dos Escalões Jovens
- Promoção do Andebol Feminino
- Convenção Rinck – nova estrutura / relançamento
Neste dia, várias moções apresentadas pela EHF e Federações Membro serão objecto de discussão e votação e inclui moções relacionadas com a introdução do Quadro de Andebol Profissional e Questões Legais.

Sábado, 25 de Setembro
A sessão de sábado vai incluir, também, a atribuição dos seguintes eventos:
Escalões Jovens:
- Campeonato da Europa Sub-20 Masculino 2010
- Campeonato da Europa Sub-18 Masculino 2012
- Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2013
- Campeonato da Europa Sub-19 Feminino 2013
- EHF Euro:
- Campeonato da Europa Seniores Masculinos 2014
- Campeonato da Europa Seniores Femininos 2014

Após a atribuição, vão realizar-se eleições para: EHF Nations Board, Women’s Club Committee, Women’s National Team Committee, Women’s Club Board, EHF Dispute Resolution Chamber.

O dia inclui, ainda, 3 sorteios: Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo Sub-21 Grécia 2011, Qualificação Campeonato da Europa Sub-19 Femininos Holanda 2011 e Qualificação Campeonato da Europa Sub-17 Femininos República Checa 2011.

O Congresso vai terminar com uma cerimónia de entrega de prémios, onde vão ser entregues às nações com melhor ranking em 2008 e 2009 e com um discurso final de Tor Lian. As Federações Membro vão, também, poder apresentar assuntos de interesse.
A cobertura do Congresso pode ser acompanhada em www.eurohandball.com

Fonte: FPA e EHF

Andebol 1 – Camp.Nac.1ªDiv Sen.Masc – 3ª Jornada

logo-1ªdivisão-seniores

PO.01 - 1.ª Divisão Seniores Masculinos

1.ª Fase - 3.ª Jornada

Quarta-Feira, dia 22-09-2010

CF Belenenses 20-23 ABC de Braga
AA Águas Santas 28-21 Liberty São Bernardo
Ac. São Mamede 23-36 Sporting CP
FC Porto/Vitalis 46-29 CD Xico Andebol
SL Benfica 35-25 Madeira Andebol SAD 
MB/Colégio 7 Fontes 20-34 Sp.Horta

Sporting CP e ABC de Braga seguem a par no comando com 9 pontos, perseguidos pelo quarteto de segundos classificados, SL Benfica, FC Porto, AA Aguas Santas e Sp.Horta todos com 7 Pontos.

Andebol – Avaliações Finais do 2ºCurso de Master Coach

A FAP divulgou na passada semana, a lista dos candidatos aptos no 2º Curso de Master Coach

“Este curso destina-se a habilitar os treinadores candidatos a orientar equipas de andebol ao mais alto nível de clubes e selecções, sendo reconhecido pelos países europeus que fazem parte da Convenção Rinck”, explica a Federação de Andebol de Portugal (FAP) no seu portal.

image 

José António Silva (SL Benfica) e Paula Castro (Colégio Gaia e Ex-seleccionadora feminina) foram os melhores com 95% de aproveitamento.

Na região de Aveiro, dois técnicos também aptos, Paulo Veiga (CP Valongo Vouga e Ex-seleccionador nacional junior feminino) e Ricardo Tavares (S.Bernardo) com aproveitamentos de 85% e 80% respectivamente.

Andebol - Clinic de Mats Olsson em Algeciras

Pequeno extracto do Clínic de treinadores de andebol realizado em Janeiro de 2009 pelo Club Balonmano Ciudad de Algeciras, que contou com a colaboração do  actual seleccionador nacional, Mats Olsson.

 

 

Andebol Transferências - Dupla madeirense Ana Rebelo e Cristina Vieira vão assinar pela A.Ac.Coimbra

Depois da aquisição da guarda-redes Ana Rita Ferreira, oriunda do Colégio João de Barros, a Associação.Académica de Coimbra anuncia que chegou a acordo com as atletas madeirenses Ana Rebelo e Cristina Vieira, faltando só confirmar no papel esse mesmo acordo, que em principio será selado até ao final desta semana.


Ana Rebelo, ponta direita oriunda do Madeira SAD, e Cristina Vieira, pivot formada no Académico do Funchal, que passou pelo CS Madeira e pelo Benfica de Castelo Branco durante uma época desportiva enquanto estudava em Coimbra, são reforços de última hora, que vêem trazer maior experiência à equipa e aumentam o leque de recursos do treinador Miguel Catarino. Estas atletas prometem ser reforços de peso numa equipa que pretende causar surpresas.

Fonte: blog da Ac.Coimbra

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Andebol Internacional: THW Kiel perde liderança para desconhecido Fuchse Berlim no campeonato alemão

 logo.fuchse berlim logo-hbl-bundesligaFuchse Berlim surprende THW Kiel

No passado fim de semana aconteceu a grande surpresa da Bundesliga. Os actuais campeões europeus e germânicos do THW Kiel, perderam a primeira partida na Bundesliga ao serem derrotados, em jogo referente à quarta jornada da competição nacional germânica por 26-23 com o Fuchse Berlin, que neste momento é a revelação do campeonato alemão.

O THW Kiel com esta derrota na arena de Berlim, perdeu pela primeira vez a liderança da Bundesliga, e nem a estreia com as cores do THW Kiel , do ex-jogador do Renovalia Ciudad Real, o francês  Jerome Fernandez, que veio substituir o lesionado Daniel Narcisse, lhes valeu, visto não ter conseguido marcar qualquer golo pela sua nova equipa. Em contrapartida, o grande protagonista do encontro foi guarda-redes Silvio Heinevetter do Fuchse Berlim , que teve uma grande actuação e foi fundamental para a vitória em Berlim.

A liga germânica é geralmente uma luta entre o poderoso THW Kiel, o SG Flensburg-Handewitt, o HSV Hamburg e o Rhein-Neckar Löwen,  mas agora parece que surgiu um novo clube para a luta do título, o Fuchse Berlim.

A equipa de Berlim tem um orçamento de 3.800.000 € para a temporada de 2010-11, o que é considerado baixo!!! visto ser pouco mais de metade do que os orçamentos de todos os outros grandes, mas parece que está pronto para fazer a guerra e permanecer no topo da classificação.

Resultados da 4ªJornada (18 e 19/10/2010)

HSV Hamburg : SC Magdeburg 32:27

VfL Gummersbach : HSG Ahlen-Hamm 30:25

SG Flensburg-Handewitt : TuS N-Lübbecke 34:25

HSG Wetzlar : Rhein-Neckar Löwen 27:33

TSG Lu.-Friesenheim : Frisch Auf Göppingen 22:24

TBV Lemgo : HBW Balingen-Weilstetten 32:27

MT Melsungen : DHC Rheinland 24:28

Füchse Berlin : THW Kiel 26:23

TV Grosswallstadt : TSV Hannover-Burgdorf (realiza-se a 06/10/2010)

A 5ºjornada já foi realizada no principio do mês (metade dos jogos por antecipação)

image